Eu não poderia ter uma coluna veterinária em um Blog sobre gatos e não falar da FLUTD.
Muitos chamam de Síndrome Urinária Felina, mas o nome atualmente adotado é a Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (Feline Lower Urinary Tract Disease- FLUTD).

São incontáveis os casos que já atendemos com essa doença e as resoluções e complicações variaram bastante. Cerca de 3 a 8% dos gatos machos atendidos nos EUA apresentam a FLUTD como queixa primária. Basicamente é o gato macho que está com uma obstrução na uretra, há alguns dias, sem conseguir urinar. O gato fica na posição de urinar muito tempo, urina em gotejamento, podendo haver sangue. Quando o animal está obstruído e não consegue urinar, a bexiga fica repleta e a urina começa a retornar para os rins. O gato vai apresentar a primeira complicação grave, a hidronefrose. Os rins não vão filtrar adequadamente e uma doença que era do trato urinário inferior (bexiga e uretra) passa a acometer também o superior (ureteres e rins). Então além de não urinar o animal também vai apresentar anorexia, vômito e desidratação.

Se não for desobstruído rapidamente, o gato pode vir a óbito. Como a desobstrução envolve a sedação do animal, também devem ser considerados os riscos anestésicos.

O paciente felino muitas vezes não demonstra dor. Ele se esconde, urina em locais que não está habituado. É importante prestar atenção no comportamento de uso da caixinha sanitária. Como eu falei no artigo anterior, a mesma deve estar sempre limpa.

As causas mais comuns da FLUTD são: cálculos urinários, plugs uretrais e infecção do trato urinário. Muitos casos de FLUTD permanecem sem causa definida, o que chamamos de forma idiopática.

O tratamento é muito variado. Pode envolver apenas a (1) desobstrução uretral com lavagem da bexiga; a (2) desobstrução e o posicionamento da sonda por até 2 dias; a (3) desobstrução e o posicionamento da sonda por mais de 2 dias; e (4) cirurgia para retirada dos cálculos. Para os casos de FLUTD cuja causa é cálculo urinário, é importante identificar o tipo de cálculo (com análise do cálculo retirado ou apenas o exame de urina com análise do sedimento). A ultrassonografia e radiografia também vão auxiliar no diagnóstico.

Depois de encontrada a causa e realizada a desobstrução, deve-se cumprir com o tratamento prescrito que vai envolver o uso de medicamentos e a ração terapêutica, em alguns casos pelo resto da vida no animal. Como as causas são variadas, o paciente que ficar curado pode apresentar a doença novamente, então o exame de urina deve ser realizado periodicamente para o acompanhamento.

As complicações mais comuns são a infecção crônica da bexiga (cistite) e estenose da uretra.
A cistite crônica resistente vai exigir maior tempo de tratamento, com cultura bacteriana da urina. Como na maioria das vezes o paciente já chega com a infecção instalada, como protocolo nós já coletamos urina para avaliação físico-química e de sedimento, bem como cultura bacteriana. É realizada a desobstrução e depois de retirada a sonda uretral, nós instituímos a terapia com antibióticos.

Outra complicação é lesão da uretra com estenose da mesma. Isso acontece quando a próxima movimentação do cálculo ou desobstrução causa uma lesão na uretra. Caso ela cicatrize sem estar sondada, pode então “fechar”, o que vai levar a uma nova obstrução. Nesses casos e quando o paciente apresenta muita rescidiva de obstrução (seja por cálculo, plug ou forma idiopática) pode-se optar pela amputação do pênis.

O assunto FLUTD é muito vasto e qualquer dúvida vocês podem perguntar nos comentários, estou à disposição.

Eu desejo um 2011 cheio de miados saudáveis aos leitores do Tudo Gato e aos meus colegas veterinários, desejo que atendam somente os gatos bonzinhos. Aos colunistas do Tudo Gato eu desejo muita inspiração nos felinos. E à família idealizadora desse blog aqui... desejo um 2011 com mais e mais cartoons, visitas, artigos e sucesso.

Alice Albuquerque
diarioveterinaria.blogspot.com
twitter @alicevet


Literatura consultada:


http://www.ivis.org/proceedings/scivac/2008/gerber1_en.pdf?LA=1


Leia mais:


http://diarioveterinaria.blogspot.com/2010/02/formspring-parte-2.html

http://diarioveterinaria.blogspot.com/2009/09/cirque-du-soleil.html



92 comentarios:

Priscila disse...

Oi, adorei a matéria, mas vc poderia comentar sobre causas dessa doença, se tem algo que ajude evitar e tbm daquelas rações que prometem quebrar a pedra.
Outra sugestão é de uma matéria sobre vacinação,quais as principais, com que idade dar, quando repetir.

Abraço

Silvia 'Sam' Cássivi disse...

Um gato meu morreu de SUF 7 anos atras :(
Ele sempre foi doentinho desde bebê (tinha 3 anos quando morreu), tratei com ração especial e remédios e mesmo assim ele sempre precisava ir ao médico e sonda :( Um fim-de-semana ele ficou internado numa clinica e na segunda de manhã quando liguei pra saber a atendente me disse que ele tinha morrido. Tenho certeza que não tinha ninguém lá no domingo :/
Agora sou neurotica com os outros, sempre apalpo a barriguinha e fico atenta ao xixi pra ter certeza que eles estão bem (uma coisa que ja deu problemas é trocar ração, mesmo se troco apenas de sabor isso certamente vai fazer mla pra eles.

Boa matéria.
Até mais.

Alice disse...

Meu Fefê teve por 2 vezes obstrução das vias urinárias. Fêz tratamento e melhorou. Até hoje come ração especial e nunca mais teve o problema.

Tatiana disse...

Olá Alice!
Perdi um gato que tinha apenas 1 ano e 8 meses com SUF... Na época eu desconhecia a existência de rações específicas e também não fui orientada sobre isso pela veterinária. Quando percebi os sintomas (morava em uma casa e às vezes ele fazia xixi no quintal, não víamos onde...)levamos à veterinária que imediatamente o colocou no soro. Segundo ela o gatinho teve um choque e morreu... Ainda hoje penso que o tratamento não foi o adequado. Até porque ela deixou transparecer isso e não quis mais atender meus outros gatinhos. O que você acha? A SUF pode também ser resultado de uma castração mal feita? Abraços!!

Gatoteria disse...

Também perdi um gatinho há um tempo atrás, por causa dessa doença. foi muito triste =/, ele sofreu de mais. mas é sempre bom ter umas dicas de como tratar para o caso de acontecer novamente (Deus nos livre disso!) Abraços!

Rodrigo Heleno disse...

Olá, tenho uma gatinha para doar, minha esposa está com problemas respiratórios sérios e não posso continuar com ela, Ela se parece com o frajola tem 3 anos e é muito dócil e amável, caso alguém tenha interesse entrar em contato.
rodrigohs29@gmail.com
1178917477

Andressa disse...

Olá, também tenho um gato persa com Flutd, ele não tem cálculo, mas infecção urinária crônica...Ele vai fazer 3 anos e há um ano e meio nós estamos na luta com ele...ele come a ração terapêutica mas a infecção sem mais nem menos insiste em voltar, aí corremos pra vet e ele volta a tomar os antibióticos, mas está cada vez mais recorrente a infecção, as vezes já volta qdo ele recem terminou de fazer o tratamento, e também começa agora a vomitar por causa dos remédios e a desenvolver outros problemas por causa da baixa imunidade dele... Fico tão nervosa qdo ele tem q tomar os remedinhos dele, pois ele já está traumatizado de tomar tanto remédio!! Mas ele é um anjinhoo, não desisto dele de jeito nenhum!!

Alice no País das Maravilhas disse...

Priscila, olá. Bom, a FLUTD é uma síndrome que compreende várias causas. A obstrução pode ser dentro da uretra (intramural)causada por (1) urólitos (cálculos), (2)tampões uretrais (mucoproteínas e/ou cristais, coágulos, restos teciduais), (3) neoplasia, (4) estenose (fechamento) ou fibrose da uretra (causada por traumatismo da uretra durante a desobstrução), (5)infecção bacteriana. A obstrução do fluxo também pode ser funcional e ela se dá pela inabilidade do paciente de urinar devido à excessiva resistência da musculatura do colo vesicas (por vezes após a sondagem da uretra), a traumatismos da região lombar ou sacrococcígea envolvendo medula óssea que resultem em lesões que comprometam o reflexo do esfincter uretral.
O gato deve ser estimulado a ingerir água ofertando sempre água fresca. Alguns gatos preferem água em movimento, pode-se adaptar uma pequena fonte no local onde é colocada a água, ou comprar bebedouros próprios que mantém a água em movimento. Pode-se também ofertar ração úmida. Para animais que tiveram FLUTD, a reavaliação deve ser feita a cada 6 meses.
Obrigada pelas dicas, espero poder publicar sempre mais informações para vocês. Abs

Alice no País das Maravilhas disse...

Silvia, sinto muito pela morte do seu gatinho. Essa síndrome é complicada mesmo e deve ser tratada como emergência, sempre. Abs

Alice (lindo nome, por sinal), recomendo que continue com a ração por toda a vida, estimule o consumo da água e faça revisões a cada 06 meses. Abs

Tatiana, sinto muito pela morte do seu gatinho também. Como eu disse a FLUTD é uma síndrome de obstrução do trato urinário inferior e deve ser tratada como emergência. O animal deve ser anestesiado e desobstruído. Acontece que muitas vezes o animal já está obstruído a tempo suficiente que causasse lesões irreversíveis nos rins, com comprometimento sistêmico. A castração envolve apenas testículos e canais deferentes, bem como vasos, não envolve uretra. Entretanto o paciente macho, castrado de 2 a 7 anos, obeso, que consome ração seca e pouca água é o paciente típico da FLUTD. Não, não é a ração que causa a doença. Não, não acomete somente macho. Entretanto é o grupo de risco. As causas, com eu já citei, são multifatoriais. A maior prevalência em machos se dá pelo maior comprimento da uretra, menor elasticidade e diâmetro quando comparado com a fêmea.

Gatoteria, eu sinto muito pela sua perda, também. Realmente, é sempre melhor previnir, e conhecer os sintomas para procurar ajuda o quanto antes. Abs

Rodrigo, boa sorte na doação.

Andressa, a infecção crônica da bexiga é complicado tratar mesmo. O veterinário deve fazer sempre a cultura bacteriana para escolher o melhor tratamento, isto é, aquele que vai combater a bactéria específica. Boa sorte e nos dê notícias.

É isso aí pessoal, a cada congresso que participo aparece uma novidade no manejo ou tratamento do paciente com FLUTD. Sei que desanima mas desistir jamais. O nosso último paciente que obstruia com muita frequência sofreu amputação do pênis. Hoje ele é um feliz siamês de 12 anos que não obstrui mais. Claro que esse procedimento é radical e adotado após as complicações. Estejam sempre atentos aos sintomas. Uma boa noite e excelente fim de semana pra vcs. BJ

Gabriel Menezes disse...

Oi Alice,
Meu gato, de 9 anos, apresentou duas vezes o problema. Na segunda, o veterinário não conseguiu desentupir com a sonda. Ele fez a amputação do pênis. Fiquei preocupado pois li que mesmo com a operação ele ainda corre muito risco, e que ela própria pode trazer outros problemas para ele.

O que posso fazer para evitar que ele volte a ter problemas?

Alice no País das Maravilhas disse...

Há quanto tempo ele fez a amputação de pênis?

Laura disse...

Alice, recentemente perdi meu gato para esta doença. Como tenho três gatos, não conseguimos observar que ele não estava urinando. Infelizmente, só socorremos quando ele teve uma crise de vômitos. Ele ficou internado por 6 dias, e quando voltou para casa passou mal com água nos pulmões, retornou ao vet, mas não resistiu. Me sinto culpada por não ter percebido antes. Desde pequeno de vez em quando ele urinava fora da caixinha, e nós não sabíamos porque. Gostei muito da matéria, me esclareceu bastante sobre o que aconteceu com meu Otávio, e serve de lição para que isto não se repita com minhas outras duas gatas!

Bjs

LUCIMAR disse...

Pessoal olha o que achei no endereço do blog abaixo, achei fantástico esta areia sanitária DBEST BIO ( 100% feita apartir da mandioca ) por ser super branca e formar excelentes torrões, pode pelo menos nos ajudar a acompanhar qualquer alteração na coloração da urina de nosso gato o que nos indica que temos que leva-lo para um exame mais detalhado no veterinário e evitar que só detectemos o problema quando já se agravou ou mesmo quando seria tarde de mais.
Esta areia sanitária pode não ser a solucão mas com toda a certeza já é uma grande aliada na identificação de casos de FLUTD.

http://blog.bolichodobicho.com.br/vetblog/2011/02/19/areia-sanitaria-para-ga
tos-a-base-de-mandioca/

Alexandre T.K disse...

OI Alice, desde sexta percebi q meu gato miava mto e não conseguia urinar, levamos no outro dia de manha ao vet. Chegando lá ele apalpou a barriga do Max(nome do meu gato) e fez um ultrassom, identificando q havia mta "areia". Ele receitou a troca de raçao para royal canin com o ph controlado e um antibiotico. Chegamos em ksa e servimos a raçao com o tal antibiotico, ele comeu na janta e no outro dia no almoço, de tarde saiu um pouco de sangue do penis dele e quando ele mijou, saiu um mijo meio arenoso. Mas dps disso ele qse nao sai da casinha dele, fica todo "murchinho" e nao tá comendo tbem... é normal ? será q o vet, tá fzd o tratamento correto ? (Moro no japão~) Obrigado desde já. Otimo Blog, parabens ao casal !

Anônimo disse...

meu gato esta apresentando esses problemas, ele esta a muito tempo mole, por causa da nestezia. queria saber se é normal

Erica Ravizzini disse...

Meu gatinho Raji, já tem o pênis amputado há 10 meses e ainda sim ele continua obstruindo, agora ele faz muita força, mas consegue urinar. Ele usa ração especial, já tomou antibióticos diversas vezes, pois desde a cirurgia ele já obstruiu 3 vezes. Agora estou indo leva lo para ver se pode ser feita nova cirurgia.

Erica Ravizzini disse...

Olá, gostaria de falar o que aconteceu com o Raji. Levei ele a SUIPA, onde fui muiiiiiiiiiiiiito bem atendida, apesar de não ter aquela aparência de Pet, os profissionais são humanos e tentam de tudo para salvar nossos filhinhos. Fui no domingo e o médico de plantão me disse que ele estava com estenose uretral, e drenou a urina pela barriguinha dele, pois o cirurgião do dia não fazia esse tipo de cirurgia. Raji voltou pra casa aliviado e até comeu. Na segunda feira cheguei cedo lá e ele foi operado, hoje fazem 2 dias e ele está bem, tomando os remédios,voltou a comer aos poucos e estou vigiando ele quase que 24 horas, mas tudo bem, para salvar meu filho vale qualquer coisa. Quero deixar meu agradecimento aos médicos da SUIPA/RJ, pois a atenção dada e o carinho não tem comparação.

Anônimo disse...

boa noite, meu gatinho teve esse problema de não consiguir fazer xixi, levei no veterinario, e eles conseguiram desobstruir, ele ja esta em casa, mas acontece que o penis dele fica vazando xixi com sangue, gostaria de saber o que devo fazer???? ele esta de fralda, e gostaria de saber se ele tem que ficar de repouso para se recuperar??? obrigado deus abençoe nós todos...

Anônimo disse...

o meu gato faz xixi mas perde sangue pelo penos e pouco mas sai algum se alguem souber o que será escreva por favor obrigada

Neusa disse...

Olá, gostei muito da matéria. Pena que eu tenha me dado conta dessa doença somente hoje. Meu Suso, está ainda com um suspiro de vida, mas só percebi hoje que ele não conseguia fazer xixi, não bebeu água e nem comeu ração. Ele foi sempre tão saudável! Não imaginei que uma doença viesse tão rápida e levasse meu gatinho. Estou triste demais.
Para quem tem gatos, cuidem bem deles, melhor do que eu.

manuela disse...

tenho um cao rafeiro com 8k com 7 anos que começou a fazer xixi com sangue que antibiotico devo dar?
É urgente

Karen disse...

Olá Alice...Achei o Blog maravilhoso!
Parabens!
Bem meu gato tem 11 anos e notei que estava cem muita dificuldade de urinar ( isso na sexta-feira), Levei ele ao vet no sábado de manhã e ele ficou internado, a Vet. disse que teria de solda-lo. Na segunda fui busca-lo e quando chegou em casa a mesa coisa, não consegue urinar, ele faz uma força absurda e não sai nada, as vezes sai gotinhas de sangue aguado. Na terça levei ele e novamente ele está internado.
Hoje fui ve-lo a Vet conversou comigo e disse que o caso é grave que ele não consegue urinar sozinho, e que novamente fariam lavagem e colocariam sonda.
Estou com muito medo, não quero perde-lo quero fazer tudo para salva-lo, ja vi diversos artigos e blogs... Ja comprei a ração royal canin urinary q a vet indicou, mas ele n está querendo comer...
O que mais pode ser feito além da sonda? Pq toda vez que sonda, machuca ele o vet explicou q é importante pois ele libera a urina, mas ao mesmo tempo está lesionando o canal, pois o penis dele já está começando a necrosar...
to apavorada.... o que mais pode ser feito??? o Meu vet não pediu nenhum exame...

123 disse...

meu gato não está conseguindo urinar...estou com medo..vou levá-lo na vet.

SavioRodrigues disse...

Meu gato estar com uma pira na orelha e ta crescendo muito oque devo faser :? nao consigo levar ele no veterinario : /

Anônimo disse...

Oi Alice , é normal depois da desobstrução do gato, ele ficar como se estivesse vazando ? Meu gato prece que não consegue "segurar" o xixi. Isso é normal ??

Anônimo disse...

gostaria de add vetr para ficar bem informado sobre gatos

ミ¢ιηтнソαн★ sz ´´ disse...

oi meu gato não consegue fazer xixi e coco o que eu faço?

ミ¢ιηтнソαн★ sz ´´ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina Pazetto disse...

Olá, eu também estou passando por isso, o meu gato já teve várias crises e chegou fazer a cirurgia de retirado do pênis, achei que depois disse o problema se resolvesse, mas depois de um tempo voltou de novo, primeiro ficou com incontinência, aí tomou antibióticos e passou, mas logo em seguida começo de novo urinar pouco e agora está urinando com sangue. A veterinária pediu um USG de abdomen, mas estou muito preocupada, se vai resolver logo este problema, já que na última vez ele chegava a gritar de dor. :(

PATRYCIA disse...

Olá o meu gato Tigre ficou obstruido ontem, levei ele ao vet e ele ja esta bem e tomando os antibioticos, ele e castrado tem 5 meses e so agora tive condições de dar a ração especifica pra ele, minha vet disse que pra ele basta so a ração para gatos castrados.
Fiquei muito triste, e temo que isso volte a acontecer.
Boa Sorte a todos
bjs

Kell disse...

Oi Tenho um gato que peguei na rua atropelado. Ele ficou bem debilitado, mas com os tratamentos melhorou está andando super bem, tendo uma vida quase normal senão fosse pelo fato de não conseguir fazer xixi. Já faz 3 mese e meio que ele sofreu o acidente e ainda não consegue fazer xixi. Durante uns 2 meses fiquei levando ao veterinário todos os dias para extrair a urina. Agora aprendi a colocar a sonda e tiro em casa, pois não encontramos outra solução a não ser a sonda. Ele está tomando um anti-flamatório que se chama Dermacorten. Ele faz acupuntura 1 vez por semana desde o unício e acredito muito que isso fez a diferença para ele voltar a andar, pois muitos achavam que ele não voltaria. Gostaria que por favor me dessem uma dica do que fazer para ver se ele volta a fazer xixi sozinho, ele as vezes vai na areia tentar fazer mas não sai nada, tenta marcar território e não sai nada. Existe algum exame que possa ser feito para tentar descobrir pq ele não faz xixi? Moro no interior de São Paulo e por aqui não tem nenhum lugar que faça exames mais sofisticados.
Aguardo retorno com esperança de resolver o problema do meu gatinho!!
Obrigada.Kell

Anônimo disse...

Levei o meu gatinho no vet mais ele disse que não tinha como colocar sonda pq já estava com pús,deu antibiótico e passou par tomar em casa.Tdinho do meu fofo...

Mariana F. disse...

Olá meu gato ja tem um tempo que melhora e piora geralmente com mudança de clima ele piora nao sei se tem alguma coisa a ver...ja mudamos de raçao ele come a royal canin high dilution ja tomou varios remédios tem 2 casinhas banheiro mas mesmo assim volta... mesmo com a volta da doença ele nunca deixou de comer e nunca vomitou dessa vez foi diferente ele vomitou bastante e nao quis comer...teve que tomar soro e por a sonda recebeu alta mas mesmo assim ele nao consegue urinar hoje eu comecei a diluir a raçao na agua quente e ele conseguiu tomar...depois de várias idas ao vet ele sugeriu retirar o penis dele depois que ele saisse desse quadro pois agr a cirurgia seria arriscada já que ele nw come...gostaria de saber se isso "cura" pois li alguns comentários ai em cima de gatos q fizeram a cirurgia e continua com o problema... teve alguem que teve sucesso após a cirurgia? meu gato eh um ragdoll 7anos pesa 6kg

Anônimo disse...

Olá pessoal, estou com um gato e a situação dele está crítica. Levei ele em uma clinica veterinária e na msma noite eles disseram que teria que amputar o pênis. Eu em desepeiro autorisei porque disseram se não o fizesse ele morria. Mas depois de gastar R$1.000,00 reais com ele o problema continua. Tem hora que urra de dor . cada vez que vejo ele nesta situação a minha indiguinação é muito grande. O Veterinário receitou Ketojet mas não está sendo o suficiente. Se alguém puder me ajudar agradeço muito.
Obrigado.
Ricardo.

Anônimo disse...

Olá pessoal, estou com um gato e a situação dele está crítica. Levei ele em uma clinica veterinária e na msma noite eles disseram que teriam que amputar o pênis. Eu em desespero autorizei porque disseram se não o fizesse ele morreria. Depois de gastar R$1.000,00 reais o problema continua voltei com ele no veterinário colocaram sonda desvaziou a bexiga teve uma melhora por um período curto de tempo. O veterinário sugeriu outra cirurgia para tirar o calculo da bexiga, achei que ele já tinha feito isso , porque o propósito da cirurgia sanar a doença. Tem hora que ele urra de dor, já faz dois meses que ele fez a cirurgia o quadro dele piorou faz vomito e tem vez que sai apenas gotas de urina . Cada vez que vejo ele nesta situação a minha indiguinação é muito grande. O Veterinário receitou Ketojet mas não está sendo o suficiente. Se alguém puder me ajudar agradeço muito.
Obs.: leve seu animal de estimação a um veterinário de confiança.
Obrigado.
Ricardo.

Anônimo disse...

Olá, meu gato teve uma infecção urinaria feia, ficava agaixado e não conseguia fazer nada, ele já aprewsentou esses sintomas antes e melhorou com medicamentos, desta vez dois dias após o tratamento começar ele sumiu, o encontrei de novo na noite de ano novo, molhado e extremamente magro, ele não tem mais dificuldade para urinar, mas agora aparentemente esta com incontinencia urinária, ele faz xix literalmente o tempo todo, aonde estiver. Moro no interior,e, acreditem ou não, não tem veterinario, teria que levá-lo a uma outra cidade a 2 horas de distancia. Alguem pode me dizer se tenho como fazer alguma coisa por aqui mesmo e se isso é normal após uma infecção urinária, minha vizinha é enfermeira e já se dispos a ajudar com oque precisar. Li em alguns sites que incontinencia urinária em gatos não tem cura, isso é verdade? POr favor se alguém puder ajudar, agradeço.

Pietra.

Tatiana disse...

Bom dia Alice!!!!!!!

Tenho uma gatinha de 2 meses e ela dorme comigo todos os dias na cama, tenho que levantar de madrugada pra ir ao banheiro com ela, ela fica me perturbando de madrugada até eu levantar e levá-la ao banheiro, durante o dia ela vai sozinha fazer na caixinha de areia dela, mas de madrugada ela não faz sozinha e se eu não levantar ela faz xixi na minha cama, é normal???? O que eu faço para ela ir sozinha???

amo gatinhos disse...

ola,meu gato parou de urinar,eu levei ao vet,ele sondou,e deu antibiotico pra ele,ele depois ficou fazendo xixi sem parar ,depois de alguns dias começou a comer,mas depois de uns dias,parou de comer de novo ,ede urinar e de defecar,entao depois de dois dias foi perdendo os movimentos e ja ñ andava ate que morreu na vespera de ano ,fico com remorço se ñ cuidei direito dele,mas tb ja ñ poderia pagar mais o vet,e com certeza ñ teria mais jeito ,ja fazia tempo que de vez em quando ele ficava assim.

Mih_michele disse...

Olá, meu gato teve esse problema, foi tratado e ficou bem, e desde então tem sido alimentado com a ração terapeutica, mas hoje ele apresentou um comportamento meio estranho, ele está andando com o rabinho levantado, e ergue as a "bundinha", mais ou menos como as gatas fazem quando estão no cio, ele é castrado. Isso pode ser indicação de que problema? No restante ele está bem ativo e tudo mais...

Anônimo disse...

Meu gato esta urinando sangue e sentindo muita dor posso dar amoxicilina pra ele??não sei o que fazer não pooso pagar um tratamento mas tambem amo muito ele e não quero perdelo...obriga por sua atenção...

Mery Elen Medeiros disse...

Olá, sou estudante de veterinária e estou fazendo meu primeiro estágio. Hoje ligou uma cliente falando que seu gatinho estava urinando sangue e marcou consulta para amanhã cado. Ai resolvi pesquisar mais sobre o assunto, pra que sabe, amnhã poder ajudar. Seu artigo foi de grande valia e o mais completo que achei em Blogs. Parabéns e continue dando esse help aos proprietários e estudantes da Vet! Bjs

Anônimo disse...

Meu gato passou por uma cirurgia de amputação do pênis estava urinado sangue. Mesmo depois da cirurgia o problema continuou, fiquei chatiado. leivei ele a outro veterinário fizeram uma lavagem na bixiga e me receitaram uma ração especial. Dei a ele esta ração muito cara e junto com outro renédio caseiro o remédio caseiro foi por minha conta mesmo. Meu gato ta pulando de um lado para outro. Melhorou totalmente. Parabéns a este profissional que realmente me indicou esta ração. Se eu soubesse que os gatos machos tem este tipo de problema serio de pedra nos rins teria tomado providências antes, mas nunca passou pela minha cabeça que um gato de 1 ano e 2 meses teria este problema. Agora só tem uma coisa ele não quer comer ração furreca mais. Mas fazer o que? Tenho que realmente dar a ele a ração especial.
ricardoofta@yahoo.com.br

Fernanda disse...

Gente, essa matéria veio esclarecer muita coisa, a minha preta tá apresentando esses problemas e hoje mesmo levarei a clínica, mas como já estou nervosa, não sei se li direito, mas a descrição acima trata de gato-macho, mas a minha é fêmea. Estou mto apreensiva. É um tratamento doloroso?

Anônimo disse...

Meu gato, fez a desobstrução, no sábado, atarde, tivemos que ir de emergencia por que já fazia uns 2 a 3 dias que ele não fazia xixi, a doutora, fez a desobstrução, com a minha ajuda, por que já estava fechado a clinica, então, demorou uns 20 ou mais minutos para ela conseguir desobstruir, por que havia areia, e depois ela tirou mais ou menos 50ML de urina que havia na bexiga dele, e fez a lavagem na bexiga dele, logo após ela disse que ele teria de ficar lá sendo observado se iria conseguir fazer xixi, e passou o domingo lá, e segunda feira, meu pai foi buscalo uma hora da tarde, e ele chegou aqui em casa, acho que com fome, por que ele só estava no soro, então minha mãe deu ração para ele, não sei se podia dar, por que meu pai não perguntou nada pra doutora, e hoje anoite, coloquei ele em uma caixinha com jornal para ver se ele conseguia fazer xixi, por que ele estava miando muito, e parecia estar doendo para ele, por que está com a bariga bem cheia pelo que posso ver, ele acabou mijando sangue, não muito, mais era sangue, anteriormente, ele havia conseguido mijar um pouquinho, e não tinha saido sangue.

eu queria saber se ele vai precisar de ir denovo ao veterinario, e se vai precisar também de ração especial?

Espero resposta!

Anônimo disse...

o meu gato frederico ja operou da bexiga,ja amputou o penis,hoje voltou p a clinica,estou bem triste ele não sara.ele não consegue orinar,as vezes ele urina as vezes não consegue urinar ele ta sofrendo muito,estou muito preocupada.giovana

Anônimo disse...

ola tenho meu gato que e muito doce hoje ele teve que anputar o penis por uma infeção urinaria mais ate agora não acordou da nestesia parece ate que esta morto estou muito preo cupada já tem 7 horas que operou quando que meu gato vai acorda aguardo resposta

Anônimo disse...

meu gato morreu hoje,por causa disso,nao sabia oque era,fica va deitado achei q ia passar,ate q levei ao veterinario,foi operado e acoedou bem ,mas depois morreu,foi oque ele disse,se eu sobe se levaria ele antes,tristeza muito triste,nao quero mais gato algum

Anônimo disse...

olá, estou muito priocupada pois tanho 8 anos vou contar a minha historia.deram-me uma gatinha com um mes à dois dias.Hoje quando acordei reparei que ela anda de perna aberta e não se consegue sentar a minha mãe pensa que ela esta com uma enfecção urinaria. Alguem me pode ajudar.Pois não temos meios financeiro para ir ao veterinario. RESPONDAM-ME por favor estou muito priocupada.

Andressa disse...

Ola adorei sua matéria mas quanto custa mais ou menos uma desobstrução.
Sua resposta é muito imporatnte pra mim. Pois tenho um gato que não consegue urinar.

Anônimo disse...

Meu gato é um persa e apresenta esses sintomas citados na matéria, já levei várias vezes no veterinário , aprimeira delas sem muito sucesso , só medicação, antinflamatórios, só, mas agora trocamos de veterinário eu e minha esposa , então foi solicitado exame de sangue para verificar os rins e também fígado.Nosso gato emagreceu , ficou com dificuldades de movimentar as patas traseiras, vômito,anda cambaleando, apresnta desidratação e anemia pode ser um caso desa doença?

Anônimo disse...

Olá, tenho um gatinho de 2 e 6 meses, e de uns dias pra cá vim percebendo que ele apresenta os sintomas citados na matéria, tem algum procedimento que eu possa fazer em casa? sem precisar ir ao veterinário? não tenho condições de pagar, se sim, por favor me ajude, estou desesperada não quero perder meu gatinho, ele é tudo pra mim! Desde já agradeço

Anônimo disse...

Olá, tenho um gatinho de 1ano e meio,o Thomas, agora no momento ele está em casa em tratamento ficou internado 06 dias fez 02 ultassom, exame sangue e urina o vet. queria que ficasse mais, mas gastei + de $1.000,00 e ele tb estava muito estressado preso numa gaiola, por isso na quinta fui busca-lo esta sendo medicado com minipress, cloridrato de amitriptilina e amoxilina, ontem levei no vet e o resultado do novo exame foi bom, o que me deixou um pouco triste e que apresentou um pouco de febre foi medicado. Estou vendo bastante melhora, está comendo, bebendo agua, ate fez um xixi, só não está tão ativo como era de costume.Adorei as dicas e vou passar a comprar a ração terapeutica e chá de quebra pedra.Gostaria de saber como posso saber se ele está com febre.Ele é meu filho caçulinha. Bjs.. Obrigado - Rosana

Anônimo disse...

Ola,gostaria de saber se depois de 2 anos de cirurgia de amputaçao de penis,o problema pode voltar,meu gato vai fazer 10 anos em agosto e amo muito ele,ele sofreu 6 meses antes de fazer a cirurgia,ate que eu mudei de veterinario e ai ele fez a cirurgia,ele continua fazendo xixizao,mas percebo que ele anda meio alto,como se estivesse com dor,agora,depois da cirurgia ele bebe agua o dia todo quase,o que pode ser sera que ele poe ainda pedra?,.obrigado Deborah.

meg disse...

olá,meu lindo gatinho q tem 10 meses,estava com dificuldade para fazer xixi e estava tremendo muito. levei ele no vet e ele colocou uma sonda q vai ficar por 3 dias e esta tomando remedios tambem. só q ele está com um cheiro muito forte,não sei porq ,isso é normal?

loiralove disse...

meu nome maria pois o meu gato esta sem urinar pois nao tenho contições de leva-lo ao veterinario não tenho dinheiro por favor me ajude pois a minha filha esta doente de ve-lo assim . mlacerdasilva2011@bol.com.br grata

Anônimo disse...

o meu gatinho se chama chiquinho e ele está com esse problema de não conseguir fazer xixi a um tempinho, nesse momento ele está aqui do meu lado, talvez ele não passe de hoje, e o pior é que eu nem tenho dinheiro pra levar ele no veterinário e essas coisas são caras mas eu fiz tudo que eu pude pra ajudar ele.

serrão disse...

estou muito triste pois o meu gatinho faleceu esta madrugada com esta doença levei ele na veterinaria mas ela disse que ele talvez estivesse com gastrite e passou plasil e xantinon mas ele piorou ai levei ele em outro mas ja era tarde de mais foi feito todo procedimento mas ele ja tava muito debilitado não resistiu to triste de mais...............

karla vieira disse...

Ola eu tbm estou com esse problema !
Tenho um gato de mais ou menos 2 anos e meio
castrado ha 1 ano e meio, agora ha 1 mes e poko ele começou a apresentar esses sintomas, pelo arrepiado e akela vontade de fazer xixi maais nadaaa!!!
Levei no vet , fizeram desobstruçao , fiko no soro , depois de 1 semana e meia trouxeram ele , tive que dar antibioticos prednisona 1 compr por dia durante 10 dias e cefalexina 1/4 de manha e 1/4 a noite durante 20 dias!!!
Mas qdo fazia uma semana do tratamento ele voltou a apresentar o mesmo sintoma, levei de volta, fizeram outra descobstruçao e em menos de uma semana me devolveram... Mandando retomar com os remedios!
Agora essa semana segunda ele teve q ir pela 3 vez .... Agora ele ja urinava muitoooo mas com cor escura, e hoje apos 5 dias me devolveram ele !
Mas ele nao quer comer , ta muitoo fraco, com os olhos vidrados, vomitou, e continuo dando os remedios !!!
Amanha vou levar em outro veterinario!!
Amoooo meu gatinhoooooo! Nao queroo perde-lo...
Creioo em DEUS que ele vai fikar bom!!!
Creiam tbm pessoal!!!

Anônimo disse...

meu gatinho tem o mesmo problema, tem 7 meses e a 2 esta em tratamento..........
li num site sobre a sopinhda da roseli, que faz milagres em gatinhos q têm tendência a urinar.
http://www.ciadogatopersa.com.br/receitas/rec02.htm
ela é boa pq tem liquido, pode fazer em papinha tb.

Anônimo disse...

meu gatinho tem o mesmo problema, tem 7 meses e a 2 esta em tratamento..........
li num site sobre a sopinhda da roseli, que faz milagres em gatinhos q têm tendência a urinar MAL.
http://www.ciadogatopersa.com.br/receitas/rec02.htm
ela é boa pq tem liquido, pode fazer em papinha tb.

Shirley altoé disse...

Olá pessoal, meu gato começou a apresentar problemas urinários desde fevereiro, desde então estou nessa loucura de veterinário, ele já entrou na sonda 4 vezes, depois fiz a cirurgia de amputação do pênis, e depois da cirurgia já fez a passagem da sonda mais três vezes, infelizmente já estou muito desenganada quanto a salvação dele, ontem foi um dia que ele estava de sonda e conseguiu retira-la... espero que ele fique bem... e sem dor, mais acho muito dificil

Rosana Ribeiro disse...

olá meu gato Davi tem essa doeça e a veterinária dele deu a ração da Royal Canin Urinary e eu gostaria de saber por quanto tempo eu devo dar a raçao pra ele ?

Anônimo disse...

Meu gatinho tem de 1 a 2 meses, ele foi mordido por um cachorro,
ele conseguiu sobreviver, mas dês de então ele não consegue andar
com as patas de trás, já tirei raio x não tem nada quebrado, a veterinária
disse que ele volta a andar. Sendo que ele não esta fazendo xixi e nem coco,
novamente levei na veterinária, ela disse que ele poderia estar com infecção urinaria,
mas ele não faz xixi e nem coco, já levei ele duas vezes na veterinária para esvazia
a bichiguinha dele.Já não sei mas o que fazer, e não tenho mas dinheiro para levar ele
na veterinária, e tirar a ultra. Hoje já chorei litros para que ele possa melhorar, e fazer o que
fazia antes

Anônimo disse...

acho que meu gato está com esses msms sintomas o que devo fazer me ajude não tenho muita condição financeira existe um tratamento barato?

Anônimo disse...

DEPOIS QUE O GATO ESTÁ C PROBLEMA URINARIO, SÓ O VETERINÁRIO RESOLVE, O MEU GATO TEVE PROBLEMA, POR CAUSA DA RAÇÃO. COLOCARAM SONDA FICOU BOM E VOLTEI C A RAÇÃO MAIS BARATA, VOLTOU A TER PROBLEMAS, SONDA DE NOVO, ANESTESIA, O GATO FICA MUITO MOLE, NO DIA SEGUINTE DEI ÁGUA DE CÔCO NA SERINGA (SEM AGULHA) E RAÇÃO PROPLAN BATIDA COM SACHET DE GATO NO LIQUIDIFICADOR NA SERINGA (SEM AGULHA) DUAS VEZES POR DIA. AGORA DOU SABOR E VIDA E TEM UMA RAÇÃO NOVA NO MEU BAIRRO GOLD GATOS CASTRADOS, ESTOU MISTURANDO, NUNCA MAIS TEVE PROBLEMAS, MAS SÓ DEPOIS QUE MUDEI A RAÇÃO ELE NÃO TEVE PROBLEMAS, MAS VOMITA MAIS DO QUE O NORMAL, ESTOU SEMPRE DE OLHO.A VETERINÁRIA DISSE Q FILÉ DE FRANGO SEM GORDURA TAMBÉM É BOM P OS GATOS!!!! BOA SORTE P TODOS!!!!!! ESSAS RAÇÕES QUE FAZEM MAL PARA GATOS DEVERIM SER PROIBIDAS DE VENDA!!!!!ISSO SIM!!!!!

Anônimo disse...

meu gato ta nessas mesmas situaçoes. estou desperada nao queria perde-lo, mas nao tenho condiçoes financeiras de fazer um tratamento desses e ainda tenho um bebe q ficava com ele no colo direto e agora ele desse jeito nao tem como. sofre o meu chiquinho(gatinho)sofre eu meu bebe e meus dois filhos estou sofrendo muito. vendo ele morrer sem poder fazer nada. isso e muito triste. nunca mais vou querer outro gato nao tenho sorte.

Anônimo disse...

Minha gatinha saiu e ficou uma noite fora, fiquei desesperada, mas no dia seguinte ela apareceu, se escondeu embaixo do carro, fui tirar ela de lá e ela berrou de dor, corri para o veterinário e depois de alguns exames descobrimos vários hematomas em sua barriga,desde então não conseguiu mas fazer xixi,cocô e nem comer,fizemos um ultra som e não conseguimos visualizar a sua bexiga e aí suspeitamos de que havia se rompido, decidimos operá-la, mas a sua bexiga estava inteira, durante quatro dias ela não fez xixi e cocô,só comia e bebia água porque eu dava na seringa, fizemos de tudo para curá-la,demos antibiótico e anti-flamatório e soro, o seu exame de sangue feito no quarto dia mostrou que seus rins estavam paralisados e no final da noite ela veio a óbito será que fizemos alguma coisa errada? teria como evitar essa morte?

Anônimo disse...

O MEU TOM, TAMBEM TÁ DODÓI, GASTEI QUASE 1.000,00 EM INTERNAMENTO, MAS ELE CONTINUA COM DIFICULDADES DE FAZER XIXI, TEM AJUDADO ELE A LIBERAR P XIXI, MASSAGEIO SUAVEMENTE SUA BEXIGA, BEM ACIMA DO PINTINHO DELE, QUANDO PERCEBO QUE ELE QUER FAZER XIXI E NÃO CONSEGUE.TEM DADO CERTO E ELE FICA ALIVIADO E DORME E SE ALIMENTA NORMALMENTE, APÓS ISSO. NÃO PODE DEIXAR É A BEXIGA DELE MUITO CHEIA. MUITO TRISTE VER NOSSO ANIMALZINHO SOFRENDO, ESPERO TER COLABORADO, AGORA VOU FAZER UM CHAZINHO DE QUEBRA PEDRA PRA MEU TOMZINHO.

Espaço Zaleekhan disse...

Estou desesperada..o meu de 3 anos e meio, persa, fez a penectomia ha mais de 1 ano e continua obstruindo. O vet disse q sugere agora uma revisão cirúrgica pois na ocasião a retirada do pênis foi emergência, e na cirurgia verificarão se sera necessária a marsupialização. Estou sem saber o q fazer, se esta cirurgia tem bom resultado. Alguem tem algum relato e pode me ajudar? Grata, Viviani

Júlia Reis disse...

Olá,queria saber quanto tempo ele demora pra começar a ter dor e a coisa toda se agravar. Só tenho como levar-lo numa clinica veterinária REALMENTE QUALIFICADA na segunda feira,e hoje,sexta,é o primeiro dia em que ele nao consegue urinar,até segunda feira ele estará muito mal? Estou preocupada,desde já agradeço;

Tania Vasconcellos disse...

olá, boa tarde! tudo bem?
Meu gatinho de 7 anos (castrado) também está apresentando sintomas que eu creio ser essa síndrome, pois já levei ao veterinário, ela fez o ultrasom e viu alguns cristais na bexiga do bichando, tratei com flotril injetável e maxcam, dou também um homeopático chamado CIST CONTROL mais depois de 5 dias de antibiótico injetável ele começa com a dificuldade de urinar e sempre tem um pouquinho de sangue na urina...não sei mais o que fazer, o veterinário não mandou trocar a ração , no momento dou á ele GOLDEN PREMIUM CARNE! Acho que devo trocar para uma ração especial né ? o que devo fazer, estou desesperada!!!!;)

Hana Caroline disse...

e seu o gato fez uma cirurgia e dpois ficou com isso ainda??

maus tratos de animais disse...

ola boa tarde queria tirar uma duvida ha algums dias minha gatinha estava se sentindo mal e levei ela ate o veterinario e ele falou quie ala tinha que ficar enternada pra tomar soro e ela fico la 4 dias mas quando ela chego nao havia sinais que tinha tomado soro e possivel ela ter tomado soro sem que fosse removido seu pelo do local ela volto pior andava com dificuldade ficava assustada com tudo nao dormia nao comia so fazia xixi e o veterinario me cobro 290,00 mas 60,00 por um medicamento que foi esse que ela nao dormia me ajudem por favor obrigada

Carol disse...

alguém me ajude estou desesperada sem saber o que ta acontecendo com o meu gato ele nao quer urinar, nao come, nem bebe agua.

Anônimo disse...

tem algum remédio caseiro para isso ??

Anônimo disse...

Boa noite,

Meu gatinho teve que fazer a cirurgia e amputou seu pênis, ele fez no dia 19 e at´hoje ele não defecou, teria algum rfemedio caseiro?

Anônimo disse...

REMÉDIO CASEIRO, LEIAM AÍ >Gente vou conta uma história sobre meus gatos aqui em casa, que tbm ficaram com essa doença. O 1º gato ficou acho que uma semana sem fazer xixi, só que como ele não fica em casa, ele tbm não é castrado só que ele quando a gente percebeu ele já tava muito mal, a bexiga dele já estava muito grande e os rins comprometido, minha mãe levou rapidamente pro veterinário, só que aí minha mãe gastou muito dinheiro e o bichinho morreu. Minha mãe acha o veterinário daqui muito ruim, pq moro em uma cidade pequena da Bahia e aqui só tem 1. Dái então quando agora a alguns dias meu outro gato começou a não consegui fazer xixi tbm, só que ao contrário do outro ele é bem caseiro e muito dengoso, então a gente percebeu pq ele ficava miando e não fazia xixi, ele ficou dois dias sem fazer xixi. AGORA VEM UMA COISA IMPRESSIONANTE, MINHA QUE TAVA SEM DINHEIRO NÃO LEVOU ELE AO VETERINÁRIO, TBM POR NÃO CONFIAR MAIS NELE. DAÍ COMO FALEI QUE ERA MEIO UMA INFLÂMASSÃO ELA DISSE QUE IA DAR UM CHÁ COM FOLHA CHAMADA "BATÔNICA" E OLHA O GATO NO OUTRO DIA JÁ TAVA FAZENDO XIXI. EU DAVA COM A SERINGA NA BOCA DELE 2VEZES AO DIA 2 SERINGAS CHEIAS. GENTE NÃO SEI SE SERVIU PQ ELA TAVA SÓ A 2 DIAS SEM FAZER XIXI, OU POR OUTRO MOTIVO, SÓ SEI QUE FORAM OS MESMO SINTOMAS DO PRIMEIRO QUE MORREU. ESPERO AJUDAR ALGUÉM PQ SE NÃO CURAR A FOLHA TBM NÃO FAZ MAL AO BICHINHO, VCS NÃO SABEM O ALÍVIO QUANDO VI ELE FAZENDO XIXI, PQ ESSA DOENÇA É MUITO RUIM DE TRATAR, ATÉ PQ OS GATOS NÃO PARAM EM CASA E É DIFICIL PERCEBER SE TÃO FAZENDO XIXI. PORÉM TENHO QUASE CERTEZA QUE SÓ SERVE NOS PRIMEIROS DIAS, ATÉ PQ SE PASSAR MUITO TEMPO O RUIM JÁ VAI ESTÁ COMPROMETIDO.

PRAIA PONTA NEGRA RN disse...

Que trabalho lindo você faz Dra Alice! O Senhor continue abençoando-a em tudo.Preciso de sua ajuda: Não tenho condições de pagar consulta,porém, socorri uma gatinha grávida que teve 5 filhotes e tanto nela quanto nos pimpolhos aparecem feridas cascudas as quais cicatrizam e aparecem noutros locais.O que fazer? É falta de alguma vitamina? Por favor ajude-me. Grata Zuleide

Raf M disse...

Meu gato foi castrado recentemente e passou a apresentar esses sintomas citados na matéria. Já levei no veterinário que receitou só medicação, antiflamatórios, e antibiótico que não a obteve sucesso.Nosso gato emagreceu , ficou com dificuldades de movimentar as patas traseiras, vômito,anda cambaleando, apresenta desidratação e anemia pode ser um caso dessa doença?

Izabela Maria disse...

Olá, Meu nome é Izabela e estou tento algo parecido com meu gato. Ele tem cerca de 1 ano de idade e tava com dificuldades para urinar, levei ele ao veterinario q disse q era necessária a desobstrução, ele passou a noite la e fui pegar ele de manha. na vinda p casa ee chegou a urinar no carro mas agr em casa ele tenta e tenta mas sai só gotinha de urina, o pênis dele ta bem vermelinho e ele ta andando muito devagar e está sentindo dor. Levei ele ao veterinario ontem dia 27/01 e peguei hj 28/01. Gostaria de uma orientaçao, se isso é normal no inicio. Ele ta muito cabisbaixo e mal deixa encostar na barriga dele.
OBS: O médico receitou um antibiotico tomou a primeira dose hj.


Grata desde já,
Izabela

Estefany Britos disse...

Oie e esta doença é transmissível entre os animais felinos ?

Anônimo disse...

Amiga da um dor flex

Anônimo disse...

Boa Tarde, Tenho um gato da raça Persa com 8 anos de idade e com 2kg e 800g, comecei a perceber que ele estava com dificuldade de urinar logo que cheguei da praia dei um tempo por achar que poderia ser saudades, mas não era levei ele no veterinario então ele deu os remedios e comecei o tratamento se passarão 5 dias e nada de melhora, então voltei com ele onde foi mudada sua medicação, após termos feitos uma Eco e exames de sangue depois deste tratamento de 20 dias, hoje ele começou a ter dificuldades novamente para conseguir urinar ainda fazendo força, mas é estranho ele não mia não faz nada não da sinais de se tem dor, mas ele vai na caixinha faz seu xixi na areia, mas ele demora, faz força não sei mais o que fazer já troquei a ração como o veterinario solicitou e está comendo a Premiere se alguém poder me ajudar ficarei grato obrigado.

Silmara Dias disse...

ola bom dia meu gato esta com uma tosse feia tipo roco ,agora ta fraco; no começo e como se ele tivesse querendo vomita mais não consegue me ajudem por favor

lisleine silva disse...

meu gatinho está com sintomas semelhantes,mas a urina dele goteja sem parar,onde ele se senta fica molhado,levei ao veterinário e lá foi feita uma massagem onde ele soltou bastante urina,tomou 2 injeçoes ,as apos 5 hs voltou a gotejar urina.Estou muito preocupada me ajudem....Minhas condiçoes financeiras não dá para fazer exames e nem nenhuma cirurgia,se souberem de algum veterinário publico me avise...obrigada!

Anônimo disse...

Pelo amor de deus alguem me diga algo q eu possa fazer pra que meu gatinha faça xixi ja tá com um dia q ñ consegue fazer xixi e como ta tarde aqui em lugar nenhum tem veterinario 24horas por favor alguem me diz algo massagens sei lá algo q salve o meu bixinho até amanhecer :,(

Elísia disse...

Olá.. eu sou estudante de veterinária e estou fazendo meu tcc sobre DTUIF. Você saberia me informar o porque que essa doença tem maior prevalência nos meses de inverno e primavera? Se puder me ajudar fico muito grata, pois estou pesquisando e todos os autores só citam! Muito obrigada.

Anônimo disse...

Meu gato teve obstrução urinária, consultei um veterinário que aplicou diurético e não resolveu, consultei um segundo profissional que tentou passar uma sonda para esvaziar a bexiga mas este não conseguiu, procurei um terceiro profissional que conseguiu passar a sonda retirando alguns plugs, no entanto, antes mesmo de o gato voltar da anestesia ele morreu. Ainda vivo, eu o segurei e ele começou a sangrar muito, acredito que tenha ocorrido hemorragia. Se a desobstrução ocorreu na uretra como a hemorragia pode ter ocorrido?

john siphas disse...

Você quer comprar um rim ou você quer vender sua
rim? você
em busca de uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro
devido à ruptura financeira para baixo e você não sabe o que
que, em seguida, contacte-nos hoje e vamos lhe oferecer um bom
quantidade de dinheiro para o seu rim. Meu nome é Doutor Dagama,
am um
Nefrologista em PREMIER MEDICAID INTERNATIONAL. Nossa clínica é
especializado em cirurgia de rim e também lidar com
compra
e transplante de rins com uma vida
doadora correspondente.
Estamos localizados na Índia, Portugal, Nigéria, EUA, Brasil.
Se você está interessado em vender ou comprar o rim de por favor, não
hesite em contactar-nos via e-mail.
Email: premiermedicaidinternational@yandex.com

cumprimentos
Dr. Dagama.

Anônimo disse...

Bem-vindo à clínica Doutor Walter. Você quer vender seu rim ou outros órgãos se sim se candidatar a uma venda hoje e você vai ser dada a máxima satisfação que você me need.Contact através do email: doctorwalterclinic@gmail.com

Anônimo disse...

Você quer comprar um rim ou você quer vender sua
rim? Tem
em busca de uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro
devido à ruptura financeira para baixo e você não sabe o que
que, em seguida, contacte-nos hoje e vamos lhe oferecer um bom
quantidade de dinheiro para o seu rim. Meu nome é Doutor emmychris
sou um
Nefrologista no Níger MEDICAID internacional. Nossa clínica é
especializado em cirurgia de rim e também lidar com
compra
e transplante de rins com a vida de um
doadora correspondente.
Estamos localizados na Índia, Nigéria, EUA, Malásia.
Se você está interessado em vender ou comprar rim de por favor não
hesite em contactar-nos através do e-mail.
Email: dremmychris@gmail.com

cumprimentos
Dr emmychris

diamond disse...

Você quer comprar um rim ou você quer vender sua
rim? Tem
em busca de uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro
devido à ruptura financeira para baixo e você não sabe o que
que, em seguida, contacte-nos hoje e vamos lhe oferecer um bom
quantidade de dinheiro para o seu rim. Meu nome é Doutor Dagama,
sou um
Nefrologista em PREMIER MEDICAID internacional. Nossa clínica é
especializado em cirurgia de rim e também lidar com
compra
e transplante de rins com a vida de um
doadora correspondente.
Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, EUA, Malásia.
Se você está interessado em vender ou comprar rim de por favor não
hesite em contactar-nos através do e-mail.
Email: premiermedicaidinternational@yandex.com

cumprimentos
Dr Dagama.

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...